Huffix recebe 7 autuações e tem máquinas interditadas por acidente

Por Cristiane Alves | 26 jun 2014

A ausência de sistemas de segurança que garantissem a operação segura na máquina foi o motivo do acidente na Huffix que provocou a amputação das mãos do trabalhador Ricardo Cesar Coura. Essa foi a conclusão do relatório do Ministério do Trabalho, obtido pelo Sindicato no último dia 16.

O acidente aconteceu em 30 de dezembro, quando Ricardo operava uma máquina dobradeira mecânica de freio e embreagem e, segundo contou ao auditor fiscal, o acidente ocorreu quando precisou pegar a peça que manuseava a qual havia caído atrás das partes cortantes da dobradeira.

O fiscal encontrou a máquina “sem qualquer tipo de segurança na parte frontal e na parte traseira da zona de prensagem”.

O companheiro exercia a atividade a apenas 14 dias, sem tivesse sido treinado. A NR 12 – norma que regulamenta as medidas de proteção com prensas e similares – não só determina que o trabalhador tenha a devida capacitação como também indica o conteúdo programático, o que não foi seguido pela Huffix, de acordo com o relatório da fiscalização.

Além das irregularidades na dobradeira onde Ricardo se acidentou, o auditor também encontrou riscos em outras quatro máquinas. Também foram emitidos autos de infração para cada item da norma que não foi atendido.