Aplicativo de celular amplia opções para atendimento às mulheres vítimas de violência

Por Auris Sousa | 23 maio 2014

Aplicativo também ajuda a identificar os locais mais violentos e sem iluminação

Agora as mulheres vítimas de violência contam com mais um recurso para denunciar as agressões que sofrem. Isto porque desde quinta-feira, 22, está disponível para baixar um aplicativo gratuito para celulares, o “Clique 180”, com um simples toque, ele liga diretamente para a central de atendimento.

Além disso, ele traz informações importantes. Há dicas sobre o que fazer, dos locais onde há atendimento para quem sofreu violência e informações da Lei Maria da Penha, que tornou mais rigorosa a punição aos agressores. Integram ainda o aplicativo uma ferramenta colaborativa para mapear os locais das cidades que oferecem risco às mulheres.

Desenvolvido pela ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, em parceria com a SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) e apoio da Embaixada Britânica, o Clique 180 atende tanto mulheres em situação de violência, quanto pessoas que não compactuem e queiram ajudar denunciando as agressões.

Além disso, no Clique 180 serão indicados, por exemplo, locais pouco iluminados ou onde há ocorrências de roubos nas cidades.

Fique de olho – O aplicativo será permanente e está disponível para os sistemas IOS do Iphone e Android dos demais smartphones. Pode ser baixado na Apple Store ou na Google Play. Para tanto, basta digitar Clique 180 e seguir os passos de instalação.