Banco de leite da região está com estoque baixo

Por Auris Sousa | 19 jul 2012

TAGS

VTD

O único Banco de Leite da região de Osasco está com estoque baixo, é o que informou a enfermeira responsável pela equipe do órgão, Maria Rita da Silva, no programa Visão Trabalhista em Debate desta semana, que teve como tema central a “Doação de leite materno”. A nutricionista Alessandra Rissato Evangelista também participou das discussões sobre o tema.

Durante o programa, Maria Rita apelou para que as mães, que estão em período de amamentação, não desprezem o excesso de leite. “Leite é vida e não pode ser jogado na pia, porque tem muitas crianças que precisam. Se tiver leite sobrando procure o Banco de Leite mais próximo da sua casa e colabore para salvar mais vidas”, orientou.

Ela explicou que os leites doados são destinados, principalmente, para os bebês prematuros ou para aqueles que estão internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Doação – A enfermeira informou que a mãe que quiser doar seu leite não precisará se incomodar com a distância da sua casa ao banco de leite, porque pelo telefone, técnicos orientam as mulheres a fazerem a coleta e a melhor forma de conservar o leite. “Disponibilizamos os frascos em que os leites deverão ser armazenados e depois os retiramos na casa da própria doadora. Oferecemos toda a comodidade para a doadora”.

Segundo Maria Rita, a mulher que pretende se tornar doadora de leite, deve passar por exames, os quais deverão comprovar que ela está apta para se tornar uma doadora.

Importância do leite materno – A nutricionista explicou para os telespectadores a importância do banco de leite para os bebês prematuros, que ainda frágeis necessitam do alimento para sobreviver. “Para os prematuros, o leite colabora para diminuir o tempo de internação e oferece maior qualidade de vida para criança. Isso porque o leite materno é o alimento mais completo que existe, é de fácil digestão e é o único elemento que tem anticorpos”, explicou.

Além disso, Maria Rita disse que o “leite materno evita a desidratação, ajuda na dentição e no desenvolvimento da musculatura facial”.

Produção do Sindicato – O programa Visão Trabalhista é produzido pelo Sindicato, apresentado pelo jornalista Eduardo Cordeiro, gravado, veiculado na TV Osasco, no canal 6 da Net, e disponível no site e no canal do youtube da nossa entidade.

Assista ao programa na integra