SP promove ato em defesa da Lei de Cotas

Por Auris Sousa | 24 set 2013

Na segunda-feira, 23, São Paulo fortaleceu a luta pela inclusão da pessoa com deficiência com um ato que aconteceu na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. No evento, a Lei de Cotas foi defendida e sua flexibilização foi criticada.  Além disso, aconteceu o lançamento da Cartilha “Pessoas com Deficiência no Trabalho – Criando Valor pela Inclusão”.

Um dos pontos altos do evento foi a ameaça reincidente de flexibilização da Lei de Cotas presente no atual texto do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em tramitação na Câmara Federal. “Queremos mostrar ao mundo que é possível construir novos caminhos e esses caminhos passam pelo desenvolvimento e pela deficiência. As pessoas com deficiência vão ensinar ao mundo de que é possível novos caminhos, novas oportunidades e acima de tudo um mundo novo onde o respeito, a tolerância e os direitos de cada um são preservados”, destacou a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella.

Lançamento – Durante o evento a cartilha “Pessoas com deficiência no trabalho: criando valor pela inclusão” foi lançada. Fruto de parceria entre a Assessoria Internacional do Governo do Estado de São Paulo, a empresa PwC e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ela aborda e discute possíveis caminhos para a criação de valor por meio de práticas de inclusão.

Participantes – O ato contou com a participação de representantes da sociedade civil, militantes, parlamentares, sindicalistas, empresários e autoridades. Entre eles o Coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente; o Assessor Internacional do Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Tavares; o Cônsul Geral dos Estados Unidos, Dennis Hankins, a deputada federal e relatora do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Mara Gabrilli; a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mariana Pinotti, e o sócio diretor da empresa PwC, Richard Dubois, entre outros. [Com informações da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência]