Debate na comissão geral mostra falta de consenso sobre projeto da terceirização

Por Agência Câmara | 18 set 2013

A comissão geral que está sendo realizada no Plenário nesta quarta-feira mostra a falta de consenso entre os deputados para votar o projeto que regulamenta a terceirização no Brasil (PL 4330/04).

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) foi um dos que se manifestaram contrariamente à proposta, que considera inconstitucional por ferir a representatividade dos sindicatos. “Ao se fragmentar esse patrimônio (a organização sindical), uma dura conquista será jogada na lata de lixo. Nós do PT não vamos entregar o patrimônio de luta dos trabalhadores aos empresários. Não ao PL 4330!”, disse no debate.

Glauber Braga (PSB-RJ) acredita que o projeto parte das “premissas falsas” de que não se pode mais segurar a terceirização no País e de que a terceirização é sinônimo de especialização do trabalho. “Não é. Nós precisamos regular, acompanhar, ter um Estado forte, trabalhadores organizados”, disse.