Sindicato pede fiscalização e Gerência só chega após segundo acidente

Por Auris Sousa | 22 ago 2013

[Texto atualizado 23/08/2013] – Sem tréguas para acidentes. É o que o Sindicato pretendia quando solicitou em 1º de julho uma fiscalização da Gerência Regional do Trabalho e Emprego na JL Capacitores, em Tamboré, após um companheiro ter sofrido fraturas. No entanto, a fiscalização só aconteceu no dia 6 de agosto, quando outro acidente já havia ocorrido.

O primeiro aconteceu em 10 de junho. A vítima foi o metalúrgico Gerson Moreira de Souza, que se acidentou no momento em que operava uma prensa e teve dedos fraturados. O Sindicato tomou conhecimento do acidente apenas semanas depois e pediu fiscalização urgente.

Antes que ela acontecesse, outro trabalhador foi vitimado. Desta vez o caso foi ainda mais grave. Uma máquina de enrolamento automático provocou a amputação de uma parte do dedo da companheira Iolanda Daniel da Cruz Silva. O acidente aconteceu em 19 de julho. Mais uma vez o Sindicato pediu urgência na fiscalização.

Segundo o diretor do Sindicato Alex da Força, o auditor fiscal chegou à empresa devido ao primeiro pedido de fiscalização. “Quando chegou na empresa, o auditor fiscal tomou conhecimento do segundo acidente e realizou a fiscalização dos dois”, explicou.

Para Alex, a fiscalização deve ser mais ágil, porém nada exclui a responsabilidade das empresas de oferecer um local de trabalho saudável. “Infelizmente, muitos empresários acreditam que investir em segurança e prevenção nos ambientes de trabalho são custos, pois não são a vida e a saúde deles que estão em riscos”, enfatizou.

Notificação – Após a fiscalização, a empresa foi notificada a apresentar diversos documentos à Gerência, a ser entregues no dia 11 de setembro. Entre eles estão laudos de conclusão de apuração dos dois acidentes e a comprovação de adequação das máquinas de enrolamento automático e prensa de fechamento de capacitores, conforme a NR-12 (Norma Regulamentadora), que regulamenta os padrões de segurança em máquinas e equipamentos.

Assembleia – Na sexta-feira, 23, o Sindicato realizou uma assembleia em frente a JL para passar informações sobre a atuação do Sindicato em relação aos acidentes. Durante o evento, os companheiros fizeram um minuto de silêncio em memória as vítimas de acidentes de trabalho. Além disso, assim como aconteceu na Mineração Taboca, em Pirapora, o Sindicato organizou uma performance teatral. Nela, um trabalhador representando a morte leva marteladas da CIPA, referenciando a desaprovação do ocorrido.

Para recordar – A performance também é um resgate de uma antiga seção do Visão Trabalhista, chamada de“Martelo”. Nela, o Sindicato destacava o descaso de empresas com os direitos e saúde dos trabalhadores. Logo, martelava tudo aquilo que não agradava a categoria. [Fotos: Joicy Costim]