SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Em seminário, trabalhadores de Osasco fortalecem Campanha Salarial

Por Auris Sousa | 01 set 2025

O sábado, 30, foi de mobilização na sede do Sindicato, durante o Seminário da Campanha Salarial, que também aconteceu na subsede de Taboão da Serra. Companheiros e companheiras de diversas empresas de Osasco compareceram e mostraram disposição para lutar por aumento real e por todos os itens da pauta que está sendo construída coletivamente.

Companheiros e companheiras que trabalham em Osasco mostraram disposição de luta

Bastante representativo, o seminário reuniu metalúrgicos de diversas empresas da cidade, como os que trabalham na Lao, Cummins, Belgo, Rematec, Flex Metal, CBFA, Alka3/Cabovel, Eletropó, Lithe House, Steel Aços, Selmetal, Protende MHK.  Além disso, foi marcado por falas firmes e pela disposição de não abrir mão de direitos e avançar em novas conquistas.

Diretor Wilson destaca importância da unidade

Trabalhadores sabem o que querem

“Queremos a renovação das cláusulas que dão estabilidades para vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Se tirar esta cláusula, não fica um trabalhador nestas condições”, defendeu um trabalhador da Cummins Meritor.

Em grupo, trabalhadores e trabalhadoras discutem itens que não podem ficar fora da pauta de reivindicações

Em grupos, uma das sugestões mais defendidas foi a ampliação da licença paternidade para 30 dias, redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução salarial, implementação de planos de cargos e salários (sem progressão curta), dentre outros.

Diretor Everaldo organiza grupos para o debate

“Esse seminário reforça a luta. A unidade que vimos aqui é fundamental para avançarmos nas nossas reivindicações e garantir respeito à pauta que está sendo construída pelos trabalhadores”, destacou o diretor do Sindicato Wilson Costa.

Conjuntura Econômica

Além de discutir e propor os principais itens que não podem ficar de fora da pauta de reivindicações desta Campanha, os presentes acompanharam uma análise da conjuntura que aponta que há condições para que os patrões atendam às reivindicações econômicas. Os dados foram apresentados por Rodolfo Viana, técnico do Dieese.

Rodolfo Viana, técnico do Dieese, destaca que cenário é animador

“A massa salarial está crescendo, temos expansão do emprego metalúrgico. Além disso, a produção e o faturamento dos setores da metalurgia estão crescendo a dois dígitos”, disse ele.

O encontro marcou mais um passo importante no fortalecimento da Campanha Salarial e vai contribuir para tornar o seminário geral que acontece em 13 de setembro, no Metalcamp, ainda mais participativo junto dos companheiros e companheiras que trabalham nas demais regiões.

Plebiscito – Os companheiros e companheiras aproveitaram para participar do Plebiscito 2025 para votar pelo fim da escala 6X1, isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos. 

Leia também: 

Homenagem a militantes históricos reforça importância da luta da classe trabalhadora

 

 

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #26