Cresce pressão nas metalúrgicas por aumento real

Por Auris Sousa | 08 out 2024

Começou nesta terça-feira, 8, nas fábricas de Barueri, Itapevi Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus o mutirão de assembleias da Campanha Salarial 2024. O objetivo da mobilização é intensificar a pressão sobre os grupos patronais para o início imediato das negociações em torno da pauta de reivindicações da categoria que, entre outros pontos, inclui aumento real e a manutenção dos direitos da Convenção Coletiva.

No início desta manhã, numa força tarefa a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região já marcava presença em fábricas como AEPI, D’Paula, Grupo Krominox e Adelco para fortalecer a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras por uma Campanha Salarial vitoriosa. No início da noite de ontem, teve assembleia na Mineração Taboca e, na tarde de hoje, a mobilização continua em empresas como Forjafix e Wapmetal.

“Os trabalhadores demonstraram disposição para lutar pela aprovação da pauta de reivindicações. E a mobilização continua e vai crescer até que ela seja atendida pelos patrões”, disse o diretor do Sindicato Everaldo dos Santos, coordenador da região.

A data-base da categoria é em 1º de novembro e, para os trabalhadores, a pressão nas portas das fábricas é um instrumento necessário para acelerar as negociações. “O cenário está favorável e boa parte dos setores metalúrgicos registra bons resultados. Isso tem de se reverter aos trabalhadores”, destaca o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

Por isso que o mutirão vai continuar nos próximos dias. Na quarta-feira, 9, vai passar pelas fábricas de Cotia e Vargem Grande Paulista.

Unidade – A Campanha Salarial dos metalúrgicos de Osasco e região é unificada com mais 53 sindicatos da categoria, que são organizados pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, filiada à Força Sindical.