Dieese: 86,7% dos reajustes de agosto conquistam aumentos reais

Por Redação | 24 set 2024

Segundo dados do boletim “De olho nas negociações”, divulgado na segunda-feira, 23, pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos),  86,7% dos 60 reajustes registrados até 12 de agosto ficaram acima da inflação medida pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor). Outros 3,3% ficaram iguais à variação, enquanto 10% ficaram abaixo do índice inflacionário.

Apesar dos resultados positivos, o Dieese alerta que os dados devem ser interpretados com cautela. Isso porque, devido a uma falha técnica na coleta das informações, a amostra utilizada foi reduzida, o que pode comprometer a precisão das conclusões.

O levantamento também mostra que, até agosto, foram registrados 9.613 reajustes conquistados, sendo 86,1% deles com aumento real para os trabalhadores. Já outros 10,5% ficaram iguais ao INPC e 3,4% ficaram abaixo.

No recorte por setores econômicos, o estudo aponta que os reajustes se mantiveram estáveis em relação aos meses anteriores. No entanto, ao analisar por regiões, os reajustes acima do INPC prevalecem acima de 80% em todas as áreas, com destaque para o Sudeste, onde 89,2% das negociações superaram o índice.

Pisos Salariais

O Dieese mostra que o valor médio dos pisos salariais analisados nos primeiros oito meses do ano foi de R$ 1.701,30 e o valor mediano, R$ 1.587,63.

No recorte geográfico regional, “os maiores pisos salariais médios e medianos seguem sendo os da região Sul (respectivamente R$ 1.777,71 e R$ 1.739,59); e os menores, os do Nordeste (respectivamente R$ 1.562,39 e R$ 1.459,95)”.

[Foto de Capa: Agência Brasil]