Metalúrgicos constroem pauta de reivindicações; votação será na próxima semana

Por Auris Sousa | 17 set 2024

Foi com a sede do Sindicato lotada que aconteceu no sábado, 14, o primeiro seminário da Campanha Salarial 2024. No encontro, companheiros e companheiras de 32 empresas fizeram propostas que serão reunidas na pauta de reivindicações, as quais foram construídas através do debate e do diálogo.

Ratinho destaca a importância da mobilização para termos uma Campanha Salarial vitoriosa

Entre as principais propostas feitas, estão: aumento real, igualdade entre gênero e raça, formação profissional (Senai), plano de cargos e salários, manutenção do piso salarial, menos horas extras e mais contratações, estabilidade para membros da comissão de PLR, auxílio farmácia.

“Entre vários outros itens, para mim, o plano de cargos e salários não pode ficar de fora da pauta. Ele ajuda a não ter tanta desigualdade salarial dentro da fábrica”, defende um companheiro da Adelco.

Cenário positivo – Durante o seminário, o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), destacou que o cenário econômico está fértil para termos uma Campanha vitoriosa, no entanto, “o resultado final vai depender da nossa mobilização”.

Secretário-geral do Sindicato, João Batista, reforça: "só vamos avançar com mobilização"

Secretário-geral do Sindicato, João Batista, reforça: “só vamos avançar com mobilização”

Informação que foi reforçada por Fernando Lima, supervisor técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em palestra que subsidiou os debates entre os companheiros e companheiras para a construção da pauta.

Fernando de Lima (Dieese) apresenta conjuntura econômica

“A previsão da inflação para a data base do Sindicato é de 4.16%, mas este percentual não está garantido, ele é influenciado por uma série de indicadores, como valor dos alimentos e combustível”. Agora, a categoria tem que fortalecer a mobilização para garantir as reivindicações que desejam.

O próximo passo é a participação dos metalúrgicos e metalúrgicas na assembleia para a votação do que foi discutido no seminário. Ela vai acontecer em 27 de setembro, a partir das 18h30, na sede do Sindicato. Após essa assembleia, a pauta será entregue aos grupos patronais.