Das pessoas com deficiência contratadas no Brasil, apenas 13% tem deficiência intelectual ou múltipla

Por Auris Sousa | 23 ago 2024

Em encontro no Senac-Osasco, para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrado neste 22 de agosto, Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania, destacou que das pessoas com deficiência contratadas no país, apenas 13% tem deficiência intelectual ou múltiplas. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego.

Clemente apresenta programa “valorizando a Inclusão pela Lei de Cotas”

“Aqui, na região, na metalurgia, a situação é pior. Olhando os doze municípios em que o Sindicato dos Metalúrgicos atua, a presença de pessoas com deficiência intelectual e psicossocial somam apenas 4,6% dos empregos com carteira registrada”, destacou Clemente.

Para mudar a situação, Clemente citou o programa “Valorizando a Inclusão pela Lei de Cotas nas Metalúrgicas de Osasco e Região”, que tem o objetivo de preencher todas as vagas destinadas para a Lei. Ele é uma ação do Sindicato e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo.

Encontro marcou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

“Nós estamos no caminho para que as empresas metalúrgicas de Osasco e região preencham as 160 vagas ainda disponíveis pela Lei de Cotas”, enfatizou.

Construindo Saberes

A deficiência intelectual é um tipo de transtorno que faz com que as pessoas que o possuem tenham níveis diferentes de comportamentos e conhecimento. Assim, costumam aprender de modo diferente e com uma evolução mais lenta do que os outros.

Neste sentido, Luciane Midori Kadomoto, docente do Senac-Osasco, alertou que é um erro dizer que, apesar de uma pessoa com deficiência intelectual, por exemplo, ter 20 anos, ela aparentar ter 12 anos.

Encontro aconteceu no Senac-Osasco

“Se a sociedade tratar a pessoa com deficiência intelectual com a idade inferior a que ela tem biologicamente, cria-se uma descompensação, porque ela estará sendo tratada como criança, e vai agir como tal no mercado de trabalho. E como será na hora de ter uma responsabilidade?”, questionou.

Infantilizar as pessoas com deficiência é capacitismo. E reduzir a idade de uma pessoa intelectual pelo desenvolvimento mental é um mito que precisa ser desfeito para que as pessoas com deficiência intelectual conquistem independência, e sejam protagonistas da sua própria vida.

Dinâmica – Durante o encontro, por meio de uma dinâmica, aplicada pelos alunos com deficiência intelectual do Senac-Osasco, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar, por alguns instantes, como é ser uma pessoa com deficiência visual, auditiva, entre outros.

Organizado pelo Senac-Osasco e outras entidades parceiras pela inclusão, o Encontro contou com o apoio do Sindicato e do Espaço da Cidadania. Reuniu pessoas com deficiência, militantes pela inclusão, representantes de órgãos públicos da cidade, entre outros.