Agosto Lilás conscientiza sobre o combate à violência contra a mulher

Por admin | 21 ago 2024

Este mês é marcado pela campanha Agosto Lilás, que reforça a importância da luta pelo combate à violência contra as mulheres, e da denúncia e do apoio às vítimas de violência. O Sindicato se compromete a apoiar as mulheres, não só nesta luta, mas em tantas outras que provem o direito pleno que todas têm de viver com dignidade, respeito, segurança e igualdade.

“É fundamental que todos e todas façamos a nossa parte para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso que todos os anos o Sindicato faz questão de manter nas nossas convenções coletivas clausulas que colaboram e fortalecem a igualdade de gênero”, destaca a vice-presidente do Sindicato, Mônica Veloso.

Criada em 2016, a campanha Agosto Lilás busca mobilizar a sociedade, promovendo ações educativas e de sensibilização que alertam para a gravidade da violência contra a mulher e a necessidade de combater esse problema de forma efetiva e contínua.

De acordo com o 18° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.467 mulheres foram vítimas de feminicídio, em 2023. No mesmo período, as agressões aumentaram mais de 9%, as tentativas de feminicídio mais de 7% e as ameaças mais de 16%.

Uma pesquisa feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto Avon, em 2022, descobriu que os boletins de ocorrência de ameaça contra as mulheres aumentam em mais de 23% em dias nos quais um time de futebol da cidade joga e os de lesão corporal sobem mais de 25% quando a partida é na própria região.