Em Conferência, metalúrgicas reforçam pautas

Por Auris Sousa | 31 jul 2024

A voz e força das mulheres tomaram conta dos quatro cantos do auditório da Força Sindical no sábado, 27, para a 2ª Conferência Nacional do Metal Mulheres. Com o tema, Mulheres, Direitos e Sindicalismo, cerca de 300 trabalhadoras e dirigentes metalúrgicas de todo o país participaram do evento.

As diretoras do Sindicato, que fazem parte do Metal Mulheres, claro, estiveram presente. Assim com o presidente Gilberto Almazan (Ratinho) e dos diretores Everaldo dos Santos e Alex da Força.

Entre os temas discutidos, estavam: A Mulher Negra Latino-Americana – Misoginia e Discriminação Racial (impactos no trabalho e na vida da trabalhadora), Potências Negras e Igualdade salarial entre mulheres e homens (impactos e resistências).

Avanços – A Lei nº 14.611/2023, conhecida como Lei da Igualdade Salarial, vai aos poucos ganhando espaço nas negociações coletivas. Durante a Conferência, o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (GO) informou haver fechado acordo com a fabricante de máquinas John Deere, que assegura igualdade a trabalhadores e trabalhadoras na mesma função.

2025 – Uma das deliberações da 2ª Conferência foi marcar uma terceira edição para o ano que vem. A proposta foi aprovada por unanimidade. [Com informações de Agências Sindicais]