FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Encontro Anual do Espaço da Cidadania mostra inclusão acontecendo

Por Auris Sousa | 30 nov 2023

Os visitantes do Osasco Plaza Shopping que passaram nesta quarta-feira, 29, pela Praça de Alimentação, ao lado do McDonald’s, viu a inclusão acontecendo num grupo de diversas pessoas que se reuniram para promover e debater a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Tratava-se do 16º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão.

16 º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela Inclusão

Na primeira hora do encontro, por meio da dinâmica “Construindo Saberes”, aplicada pelos alunos com deficiência intelectual e autismo do Senac-Osasco, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar, por alguns instantes, como é ser uma pessoa com deficiência visual, auditiva, intelectual ou física. Em seguida, compartilharam de que forma podemos romper barreiras e criar oportunidades para as pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal.

Dinâmica “Construindo Saberes”

“A maior barreira é a nossa atitude. Precisamos romper o medo do desconhecido, ir além do currículo frio e da limitação. Precisamos buscar possibilidades, conhecimento e adaptações para incluir”, disse Vanessa Salvate Fanti, analista do Seguro Social da Reabilitação Profissional do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A fiscalização do cumprimento da lei de cotas foi um dos itens mais apontados entre os participantes, para que a inclusão no mercado de trabalho de fato seja respeitada.

Sociedade mais Inclusiva

Em seguida, o Encontro estimulou o diálogo e mostrou a importância da conscientização sobre uma sociedade mais inclusiva, a qual permita que todos tenham acesso às mesmas oportunidades e direitos. “Terreno” para isso, temos.

“Um levantamento realizado pelo Espaço da Cidadania, o qual considera os 15 municípios abrangidos pela Gerência Regional do Trabalho em Osasco, indica que 50% das vagas ainda não foram ocupadas”, compartilha Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania, com dados de 2021 obtidos no Radar Sit do Ministério do Trabalho e Emprego.

Clemente e Marcel durante 16º Encontro

O Superintendente Regional do Trabalho em São Paulo, Marcus Alves de Mello, disse que o cenário é semelhante em todo estado de São Paulo. “Temos mercado em potencial para as pessoas com deficiência. Só a fiscalização resolve? Não, precisamos conscientizar a sociedade, as instituições, treinar e fazer as adequações necessárias de acessibilidade”, disse Mello.

Superintendente Regional do Trabalho em São Paulo, Marcus Alves de Mello, durante Encontro

A presença de representantes governamentais e dirigentes sindicais da região e do ABC só reforçaram o compromisso em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Estiveram presente: José Elias de Gois, presidente do Cissor, Gelso de Lima, Secretario de Emprego, Trabalho e Renda, Jose Carlos do Carmo (Kal), coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho da SRTE/Sp, Remígio Todeschini, Diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro, Deise Canhisares Gomes da Silva, Gerente Regional do Trabalho e Emprego de Osasco, entre outros.

Ao final do encontro, a sensação geral foi de otimismo e esperança, com participantes comprometidos em levar consigo os aprendizados adquiridos e implantar medidas efetivas de inclusão em suas respectivas áreas de atuação.

Leia também: 

Companheiros e companheiras da Nylok garantem PLR

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #11