Sindicato participa de seminário sobre descarbonização no setor automotivo

Por Bianca Silva | 22 set 2023

Durante a quinta-feira, 21, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, participou do seminário macrossetorial da região sudeste sobre “Os desafios para a descarbonização do setor automotivo”, que reuniu sindicatos das regiões de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul e que aconteceu na Federação dos Metalúrgicos de São Paulo.

O seminário foi separado em 4 painéis, com o objetivo de apresentar e debater sobre o cenário da descarbonização da indústria automotiva, na visão das empresas/ indústria, do governo e suas políticas de sustentabilidade, do meio sindical nacional e internacional e por fim com um balanço realizado pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) com pontos sobre os cenários apresentados nos painéis.

O terceiro painel, que trouxe a visão do meio sindical foi mediado pela vice-presidente do Sindicato, Mônica Veloso e contou com a participação do presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), que representou o setor metalúrgico.

“Precisamos aprofundar essas discussões e sensibilizar os dirigentes, para que possamos nos preparar para as mudanças que vem por aí. Além disso, precisamos nos unir em defesa dos trabalhadores e cobrar tanto do governo quanto das empresas ações que garantam o emprego do trabalhador e da trabalhadora” disse Almazan durante sua apresentação.

A diretoria do Sindicato marcou presença no seminário, contando com a diretora Creusa de Oliveira, Etelvina Guimarães, Jeane Nilo e os diretores João Batista, Everaldo dos Santos e Dalmo Aparecido e os assessores sindicais Wilson Costa, Fernando Vieira e Francieldo, que participaram de forma presencial e o diretor Alex da Força, que participou de forma on-line.