FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

VIII Congresso: Unidade marca plenária regional de Taboão da Serra

Por Bianca Silva | 11 jul 2023

A unidade dos metalúrgicos e metalúrgicas de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra marcou as discussões da plenária regional do VIII Congresso dos Metalúrgicos de Osasco e Região, que aconteceu no sábado, 8, na subsede de Taboão, simultaneamente com a da região de Alphaville, realizada na sede, em Osasco. O envolvimento dos participantes foi sentido com as propostas que serão levadas para a Plenária Final, a ser realizada em 26 de agosto na Colônia de Férias da entidade, em Caraguatatuba.

Divididos em grupos, os companheiros e companheiras debateram temas voltados a regulamentação da mídia, proteção ao emprego, transição justa e erradicação do trabalho análogo à escravidão e o combate a todas as formas de assédio. “Os temas foram muito legais e eu acredito que ajudou nas discussões”, avaliou um trabalhador da Spaal.

Diretor, Marcelo Mendes falando sobre o Congresso para os companheiros e companheiras

Para auxiliar no debate, os companheiros contaram com o caderno de teses do VIII Congresso e com a palestra de Fernando Lima, técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Ele ressaltou a importância da participação da categoria:

“Se os trabalhadores não se organizarem, não compreenderem os fenômenos que estão ocorrendo no mundo, alguém vai tomar decisão por eles. Por isso que é importante a criação de um Congresso, como este, para que os trabalhadores reflitam sobre o futuro e possam dar sugestões de encaminhamento”, explicou Lima.

Fernando Lima, técnico do Dieese fazendo sua palestra para os participantes da pelnária de Taboão da Serra

Durante a plenária, foram aprovadas as propostas que serão apresentadas e discutidas pelos delegados e delegadas na Plenária Final em Caraguatatuba. “Vai ser um momento importante e de construção da luta do Sindicato para os próximos anos”, enfatizou o diretor do Sindicato Marcelo Mendes.

“Cada um aqui ajudou, para que seu grupo apresentasse as ideias que serão levadas para a plenária final. É assim que se constrói o futuro: com a colaboração de todos é que conseguimos obter bons resultados. E é isso precisa ser lembrado todos os dias”, ressaltou o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

Gilberto Almazan, presidente do Sindicato encerrando a pelnária de Taboão

Próximas Plenárias – No sábado, 15, é a vez com companheiros e companheiras de Barueri, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus se reunirem na sede do Sindicato, para plenária. Já, para os companheiros e companheiras de Cotia e Vargem Grande Paulista, o encontro será na subsede de Cotia. Ambas das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas no e-mail [email protected] ou pelo SindZap (11) 9 6078-0209.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #18