Pesquisa analisa envolvimento da Cobrasma com a ditadura

Por Auris Sousa | 01 mar 2023

“Foi possível documentar a relação da Cobrasma com a articulação para execução do golpe civil-militar no Brasil”. A informação foi passada pelo professor Murilo Leal, ao Sindicato na sexta-feira, 24. Junto de Claudia Moraes, Leal coordena a Pesquisa que investiga o envolvimento da Cobrasma na ditadura (1964-1985).

Para chegar a esta e outras conclusões, um grupo de pesquisadores tem feito entrevistas, analisado de forma intensa documentos e depoimentos de vítimas. As pesquisas são realizadas em diversos locais, como no Arquivo do Estado de São Paulo, no Dops (Departamento de Ordem Política e Social) e no Cedoc do Sindicato.

A pesquisa integra o projeto da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) “Responsabilidade das Empresas por Violações de Direitos durante a Ditadura”. Além da Cobrasma, outras 12 empresas são investigadas, como a Folha de São Paulo, a Petrobrás, a Cia Docas de Santos e a Embraer.

Já em fase final, o relatório da Pesquisa deve ser divulgado para a população de Osasco em agosto deste ano.  O objetivo é jogar luz sobre os crimes cometidos por empresas e também embasar futuras ações de reparação coletiva pelo Ministério Público Federal.

Assita ao Hora da Boia com entrevista do professor Murilo Leal: