Acordo Coletivo garantido para o G3 e Fundição

Por Auris Sousa | 23 nov 2022

Até o momento, a mobilização da categoria garantiu acordo coletivo da Campanha Salarial para os setores de Autopeças, Forjaria, Porca e Parafusos (Grupo 3) e Fundição. Ele prevê reajuste salarial de 6,46% e renovação dos direitos da Convenção Coletiva por dois anos.

Dirigentes assinam acordo com setor de Fundição [Foto: Marco Mota]

Vale ressaltar que o reajuste deverá ser aplicado aos salários a partir de janeiro de 2023. Até lá, os trabalhadores e trabalhadoras irão receber 15% de abono, a ser pago em duas parcelas. Caso a empresa opte por aplicar o reajuste retroativo a 1º de novembro, ela não precisará pagar os abonos. As verbas por conta de férias e demissão também devem ser corrigidas.

Os acordos aprovados também estabelecem uma contribuição assistencial dos trabalhadores beneficiados pela Convenção Coletiva a ser utilizada na luta do Sindicato, na manutenção dos serviços e negociação coletiva em favor da categoria. As empresas devem descontar 6%, sendo 2% em novembro, 2% em dezembro e 2% em março.

Veja o resumo dos acordos já conquistados

Mobilização continua

As negociações continuam com os demais grupos patronais, e os acordos já fechados seguirão como referência, conforme aprovação da assembleia-geral, realizada em 4 de novembro na sede do Sindicato.

“A base para assinar qualquer acordo é aquela referendada pela assembleia. Mesmo assim, a categoria tem que manter a mobilização forte nas fábricas, porque há grupos resistentes a aceitar as mesmas condições”, alerta o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).