Metalúrgicos da Luminae aprovam pauta de reivindicações por direitos

Por Auris Sousa | 30 mar 2022

TAGS

Em assembleia realizada na terça-feira, 29, os companheiros e companheiras da Luminae aprovaram uma pauta de reivindicações por direitos e vão reforçar a mobilização na fábrica para que ela seja atendida pela empresa. A decisão aconteceu após os trabalhadores rejeitarem proposta da Luminae referente a renovação do acordo coletivo.

Entre outros pontos, a empresa propôs discutir sobre as cláusulas econômicas em junho, mas sem garantias de aumento. A ideia não agradou os trabalhadores que desejam propostas solidas, e não abrem mão de um acordo coletivo nos mesmos parâmetros que os fechados durante a Campanha Salarial.

Trabalhadores da Luminae querem acordo coletivo

“Os trabalhadores e trabalhadoras precisam manter firme a unidade, para que a empresa negocie as cláusulas econômicas”, destaca o diretor do Sindicato Rafael Alves.

O assessor sindical Wilson Costa destaca que a cobrança na fábrica pelo acordo coletivo não é recente. “Já faz um tempão que os trabalhadores e trabalhadoras demonstram insatisfação com o fato de a negociação do ACT não avançar com a direção da empresa. É mais do que justa a reivindicação e o momento é oportuno para demostrar mobilização junto com o Sindicato e conquistar direitos”, enfatiza.

A pauta de reivindicações aprovada também inclui discussão sobre banco de horas, depósitos do FGTS, melhorias no convênio médico, entre outros pontos.