Sindicatos e governo realizam ações sobre segurança no trabalho

Por Auris Sousa | 25 abr 2013

TAGS

Para informar a população a respeito de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o movimento sindical e o governo realizam desde quarta-feira, 24, em todo o estado, atividades sobre o tema. Os eventos marcam o Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.

Na região, sindicatos de diversas categoria realizaram panfletagens nas estações da linha 8 Diamante da CPTM, de Presidente Altino, Osasco, Comandante Sampaio e Quitauna. Durante a ação os sindicalistas distribuíram folhetos que lembram os cerca de 700 mil acidentes de trabalhos registrados anualmente no Brasil a cada ano, de acordo com a Previdência Social.

No mesmo dia, a Fundacentro, instituição do Ministério do Trabalho, e o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região realizaram uma ação no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista, para esclarecer a população  de procedimentos para evitar acidentes no ambiente de trabalho.

Próximos eventos

Na sexta-feira, 26, o movimento sindical de Osasco e região fará um ato em frente ao Osasco Plaza Shopping para informar a população sobre o tema. Uma ação semelhante também será realizada em São Paulo pelas centrais sindicais.

No sábado, 27, das 9h às 12h, é dia discussão na sede do Sindicato. Na data, o O Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região) e os sindicatos da região promoverão palestras sobre a atuação Cerest (Centro de Referência do Trabalhador), ações regressivas, como também a ação do Ministério do Trabalho e de outros órgãos em relação a fiscalização e prevenção dos acidentes.

Na terça-feira, 30, a Superintendência Regional do Trabalho promove uma palestra a respeito da análise de acidentes graves ou fatais.