Gerência vai retomar mesas redondas na região

Por Auris Sousa | 11 out 2019

Representando o Sindicato, os diretores Everaldo dos Santos e Rafael Alves, bem como o líder sindical Wilson Costa, estiveram nesta quinta-feira, 10, na Gerência Regional do Trabalho, em Osasco, para conhecer o mais novo gerente do órgão, José Leite Batista, que informou que as mesas redondas serão retomadas imediatamente.

As mesas redondas é uma negociação mediada pela Gerência do Trabalho. Ela acontece quando, após diversas tentativas, empresa e sindicato não chegam num acordo.  Os temas discutidos são variados, vão desde atraso nos salários a casos de assédio moral.

“Com o esfacelamento do Ministério do Trabalho, os trabalhadores têm sofrido problemas na região com a fragilização no local de trabalho em questão de segurança”, disse o diretor Everaldo ao apontar algumas das dificuldades encontradas na região.

Para um trabalho satisfatório, o diretor Rafael enfatizou que tanto o Sindicato, quanto a Gerência, trabalham pelo cumprimento da Lei. “Temos problemas em comum. Uma ação conjunta pode fazer toda a diferença”, avaliou.

Neste sentido, o diretor Everaldo apontou a Pesquisa Metalúrgica, na qual o Sindicato em parceria com a Gerência faz um levantamento anual da contratação de pessoas com deficiência nas metalúrgicas da região. Tal estudo mostra o sucesso do setor na inclusão, graças aos esforços mútuos de sensibilização realizados.

José Leite foi categórico em dizer: “vamos seguir a lei, as normas e portarias”. Com a deixa, o líder sindical Wilson Costa destacou que existem empresas que desconsideram a Convenção Coletiva, mesmo ela tendo mais “poder” que a lei.

“Mesa redonda é isto, é negociação. Independente da situação, o nosso papel é cumprir a Lei”, finalizou o novo gerente, que destacou que será imparcial em suas ações.