60 anos do Sindicato é marcado com ato político em Osasco

Por Auris Sousa | 20 jul 2023

Foi num clima de lutas, de conquistas e resistência que aconteceu nesta quarta-feira, 19, a cerimônia de celebração dos 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. A comemoração, que aconteceu na sede em Osasco, contou com a presença da categoria, ex-diretores e diversas lideranças sindicais e políticas, e autoridades, marcando um momento de reflexão e reconhecimento da importante trajetória do Sindicato ao longo de sua existência.

O presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), enfatizou a importância da “história do Sindicato construída por várias mãos”, compartilhou os momentos difíceis e conturbados vividos, como as intervenções (1964 e 1968) sofridas pela entidade na ditadura militar, as crises econômicas e políticas, e ataques dos mais diversos tipos aos direitos dos trabalhadores.

“Lutamos bravamente por melhores condições de trabalho, por salários justos, pela manutenção de empregos, por local de trabalho seguro e saudável, pela igualdade entre homens e mulheres, pela democracia e por um país mais justo para todos e todas”, destacou ele, que também enfatizou as grandes lideranças que nasceram do Sindicato e ganharam projeção nacional. Entre elas, Claudio Magrão, Mônica Veloso, Milton Cavalo, Gleides Sodre, Carlos Aparício Clemente, entre tantos outros.

A vice-presidente do Sindicato, Mônica Veloso, entre outros pontos, destacou o papel de Sindicato Cidadão desemprenhado pela entidade. “A gentesempre fez um Sindicato para a sociedade brasileira, para os doze municípios que representamos. Procuramos honrar a luta daqueles que passaram por esta entidade, para fazer com que este Sindicato se tornasse parte de várias lutas já citadas aqui, hoje”, disse.

História de Luta

Durante a cerimônia, lideranças sindicais relembraram os desafios enfrentados ao longo dos anos, as conquistas alcançadas e a importância da luta pelos direitos dos trabalhadores. Também foram destacados os esforços daqueles que, ao longo do tempo, se dedicaram a fortalecer o Sindicato e contribuir para a melhoria das condições de trabalho para todos e todas.

“A fundação deste Sindicato fortaleceu a luta dos trabalhadores, a história demonstra isso: Osasco trabalhou no enfrentamento à ditadura, pela democracia. As greves históricas constituídas na região e as lideranças que nasceram destes movimentos influenciaram o sindicalismo no Brasil. O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região garantiu seu lugar na história”, enfatizou Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

Momentos que também foram relembrados pelo Deputado Estadual Emídio de Souza: “Este Sindicato chega aos 60 anos com muita história para contar. Chega com uma história de um Sindicato que nasceu, mas que cinco anos depois já liderou uma greve contra a ditadura militar. Teve uma atuação excepcional, sob o comando do Clemente, na questão da saúde e segurança e segue como farol para as demais entidades”.

Homenagem

Os ex-presidentes e ex-diretores do Sindicato foram homenageados pelo papel fundamental desempenhado na história da entidade. Suas contribuições, então, foram reconhecidas e celebradas como peças-chave no fortalecimento da entidade e da categoria.

Entre eles, Claudio Magrão, ex-presidente e atual vice-presidente da entidade: “É uma satisfação imensa fazer parte desta diretoria. Este é um Sindicato que tem história. A gente tem que pensar no passado e dar valor. Se teve o passado, é porque vivemos hoje o presente e amanhã teremos o futuro. Este Sindicato sempre teve esta linha de conduta de respeitar aqueles que ajudaram a construir estes 60 anos”.

“Vejo com muita alegria a homenagem prestada aos ex-diretores que contribuíram para manter o nome deste Sindicato sempre na vanguarda. Este Sindicato, com certeza, é um dos mais importantes filiados à nossa Federação. Trago o nosso abraço a toda categoria e diretoria. Este Sindicato tem luta, tem história e tem trabalho”, destacou Eliseu Costa, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

A cerimônia de celebração dos 60 anos foi muito além de uma comemoração festiva, foi uma homenagem merecida a todos que contribuíram e continuam contribuindo para a história de sucesso e luta da entidade. Entre eles, está Roque Aparecido que, em 1966, foi eleito secretário da Comissão de Fábrica da Cobrasma.

“Para mim, é emocionante estar aqui hoje, porque durante a greve em 1968, a última assembleia realizada neste Sindicato, antes da intervenção, eu tive a honra de presidir, portanto me sinto emocionado”, relembrou Roque.

Retomada

Moisés Selerges, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, disse que “muito se fala da retomada da luta contra a ditadura, pela redemocratização do país, das greves do final dos anos 70 e 80, e eu sempre falo da greve de 68, porque a luta de vocês foi que possibilitou a retomada”.

A celebração reforçou o compromisso de todos com a classe trabalhadora, mantendo vivo o legado deixado pelas gestões passadas do Sindicato. O evento serviu como um lembrete de que as conquistas obtidas até então são apenas o começo, e que a luta pelos direitos e melhores condições de trabalho deve ser uma constante na vida dos metalúrgicos e de todas as categorias.

“É fundamental mantermos nosso olhar voltado para o futuro e fortalecer a luta pelos direitos e interesses da nossa categoria. Isto porque vivemos um momento de profundas transformações tecnológicas e sociais, que influenciam diretamente nossa indústria e o mundo do trabalho”, falou Ratinho sobre os desafios.