50 anos do Sindicato são homenageados em sessão solene na Alesp

Por Auris Sousa | 19 nov 2013

A história de lutas e o compromisso social dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região foi lembrada e reconhecida com uma sessão solene na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), nesta segunda-feira, 18.

Diante do plenário repleto de metalúrgicos, o deputado Marcos Martins justificou a convocação da sessão solene como um reconhecimento a trajetória de luta da entidade, especialmente pela democracia. “Se hoje temos uma Assembleia Legislativa ou uma Câmara dos Deputados é porque tivemos lutas como a deste Sindicato”, afirmou referindo-se a momentos como a Greve de 1968, primeiro movimento de trabalhadores contra a ditadura brasileira.

Outras autoridades e lideranças também acompanharam as lembranças históricas, mas também enfatizaram o papel decisivo da entidade em lutas como pelo fim do fator previdenciário, pela correção da tabela do Imposto de Renda, contra a terceirização, entre outras. “É um dos primeiros sindicatos a estar à frente das principais lutas”, resumiu o deputado federal (SDD-SP), Paulo Pereira da Silva. Avaliação compartilhada com o presidente da Força Sindical e da CNTM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), Miguel Torres. “É um Sindicato solidário, que está sempre pronto para a luta”.

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, Claudio Magrão, lembrou que Osasco, junto com os metalúrgicos do Estado de São Paulo, que deram início a luta que, em 1988, culminou com a instituição da jornada de 44 horas semanais. “Lutamos pelas 40 horas desde que me conheço como metalúrgico. Isso mostra que a luta dos trabalhadores é eterna”, defendeu.

O vice-prefeito de Osasco, Valmir Prascidelli, classificou a homenagem como “mais do que justa”, dado o pioneirismo da entidade em ações pela saúde e segurança, na Associação Eremim, Espaço da Cidadania e outras.

Para o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, a sessão solene foi mais que uma comemoração. “É um momento de nos revigorar, ao olhar para nossa história, é importante para pensar a sociedade que queremos”, afirmou.

Ao final da sessão, os participantes também conferiram a exposição fotográfica de 50 anos do Sindicato.