SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

46°Ciclo de Debates: Afastamentos por saúde mental crescem 68% de 2023 a 2024

Por Igor Souza | 25 jul 2025

De 2014 a 2024, ocorreram cerca de 472 mil casos de afastamento por questões de saúde mental. Entre 2023 e 2024, houve um aumento de 68%, conforme dados apresentados por Eduardo Bonfim, coordenador técnico do DIESAT (Departamento Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Ambiente Trabalho), no 46º Ciclo de Debates, realizado na quinta-feira, 24, na subsede de Taboão da Serra. Na ocasião, foram abordados temas como CIPA, saúde mental, excesso de jornada e os impactos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

Eduardo Bonfim tratou dos adoecimentos relacionados ao ambiente de trabalho, apresentando dados e provocando reflexões importantes:

“Quem de nós, a partir de nossas habilidades e desejos, pôde escolher com o que trabalhar? Quem aqui nunca viveu com o medo de perder o trabalho e a saúde ao mesmo tempo? ”, questionou.

Só em 2024, foram registrados cerca de 141 mil afastamentos por transtornos de ansiedade. Desde 2021, os transtornos ansiosos passaram a ser a principal causa de afastamentos por questões mentais, superando os episódios depressivos, que, em 2024, resultaram em 113 mil afastamentos, segundo dados do Ministério da Previdência Social.

Silvia Burghi, chefe do Setor de Fiscalização do Ministério do Trabalho de São Paulo, falou sobre o excesso da jornada de trabalho, que pode causar diversos prejuízos à saúde, tanto física quanto mental. Entre os principais problemas apontados por ela estão o aumento do risco de doenças cardíacas e derrames, distúrbios do sono, estresse crônico, ansiedade, depressão e síndrome de burnout. Além disso, o excesso de jornada de trabalho pode levar à queda da imunidade, dores nas costas e articulações, além de dificuldades cognitivas.

Silvia também apresentou relatórios de auditoria fiscal trabalhista sobre doenças relacionadas ao trabalho. O primeiro relatório mostra que motoristas de caminhões têm feito horas extras com frequência, e em certos casos, estão trabalhando mais de 4 horas além das 8 horas diárias. Também foram identificadas situações em que o intervalo para descanso e alimentação dura menos de uma hora. Além disso, não há pausas regulares nem revezamento de tarefas durante a jornada dos motoristas de caminhão.

O encontro foi aberto pelo presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), que relembrou a longa trajetória de luta da categoria metalúrgica por saúde e segurança no trabalho. Ele também fez um chamado para que todos os trabalhadores e trabalhadoras participem ativamente do Plebiscito Popular 2025.

“É nosso dever protestar, nos mobilizar e votar no Plebiscito. Precisamos dar um basta nessa escala 6×1, que rouba o tempo do trabalhador com a família. Temos que lutar por justiça e taxar os super-ricos, que não precisam acumular tanta fortuna, e isentar quem ganha até 5 mil reais. Essa é uma luta de todos nós”, afirmou o presidente.

O Programa de Valorização e Fortalecimento da CIPA, criado pelo Sindicato com o apoio do Ministério do Trabalho, também foi pauta do evento. O programa tem como objetivo regularizar a atuação da CIPA nas empresas metalúrgicas de Osasco e região. O diretor do Sindicato Marcelo Mendes explicou:

“O objetivo deste Programa é fortalecer e valorizar a CIPA, por meio do cumprimento integral da NR 5 (Norma regulamentadora da CLT) e da cláusula específica sobre a CIPA, contida na Convenção Coletiva de Trabalho. ”

Ao final do encontro, foi comemorado os 62 anos do Sindicato, que celebrou seu aniversário na última quarta-feira, 23 de julho. No encontro a vice-presidente do Sindicato, Monica Veloso destacou que:

“O aniversário do Sindicato não é apenas uma data, é um marco na história da classe trabalhadora. Além dos 62 anos, são 46 anos de Ciclo de Debates, 24 anos do Espaço da Cidadania, 25 anos da Associação Eremim e 18 anos do Coletivo Mulheres Sindmetal. ”

Próximo encontro: O último encontro do Ciclo acontecerá na quinta-feira, dia 31 de julho, na sede do Sindicato, localizada na Rua Erasmo Braga, 307 – Pres. Altino, Osasco. As inscrições vão até o dia 29 de julho e podem ser realizadas diretamente com um de nossos diretores, ou pelo telefone (11) 3651-7200, pelo SindZap (11) 9 6078-0209 ou pelo e-mail [email protected].

Leia também:

Último encontro do 46º Ciclo de Debates acontece na próxima quinta na sede; participe!

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #25