1º de maio é marcado por reflexão e luta

Por Auris Sousa | 02 maio 2022

Unidade, reflexão e luta marcaram o 1º de Maio Unificado que neste ano aconteceu na Praça Charles Miller, em frente ao Pacaembu. Parte da diretoria do Sindicato participou do Ato Show que atraiu milhares de trabalhadores e trabalhadoras.

Parte da diretoria do Sindicato esteve presente ao 1º de Maio Unificado

Com o lema: “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”, o grande ato foi organizado pelas centrais sindicais. “A data vai além de um dia de celebração. É um dia de resistência, luta, reivindicação, mobilização. Estar presente no ato show significa representar o Sindicato, a nossa luta, as nossas pautas, tudo aquilo que a gente acredita”, destaca o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

Cartazes e palavras de ordem dos manifestantes deram foco em temas como a eleição presidencial, inflação, combate à carestia e ao desemprego. No palco, representantes das centrais sindicais e convidados defenderam a unidade do movimento sindical, par fortalecer a luta em defesa e valorização dos direitos. Os dirigentes sindicais defenderam o voto com consciência, o voto em representantes da classe trabalhadora como uma das estratégias para mudar os próximos rumos do país.

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras compareceram à Praça Charles Miller

Classe Trabalhadora

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, durante 1º de Maio

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, criticou quem tenta se apoderar da bandeira do Dia do Trabalhador, que é histórica, de defesa da pauta da classe trabalhadora por mais empregos de qualidade, mais renda e mais direitos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi uma das personalidades que subiu ao palco do 1º de Maio deste ano. Entre outros pontos, Lula criticou a alta da inflação: “Quando a inflação cresce, o salário diminui, o carrinho tem menos compra, na mesa tem menos coisa para vocês comerem”.

Lula durante 1º de Maio das centrais sidnicais em SP

Show – Artistas, como Daniela Mercury, Dexter, Leci Brandão, DJ KL Jay, Dexter e Francisco, El Hombre, fizeram grandes apresentações.