15 mil metalúrgicos mobilizados pela Pauta Trabalhista

Por Cristiane Alves | 30 ago 2013

Os metalúrgicos de Osasco e região começaram esta sexta-feira, 30, mobilizados para pressionar o governo federal e o Congresso a aprovarem a Pauta Trabalhista. Cerca de 15 mil metalúrgicos de diversas empresas espalhadas pelos 12 municípios da base territorial do Sindicato participaram da mobilização.

Desde as primeiras horas da manhã, trabalhadores de diversas empresas participaram das assembleias nas quais o Sindicato informou sobre a pauta e sobre as atividades desta sexta-feira, que incluíram também passeata no calçadão da rua Antonio Agu, no centro de Osasco.

Para os companheiros, é com mobilizações como essas que o trabalhador mostra sua força. “A gente cria mais força para conseguir nossas reivindicações”, afirmou um companheiro da Belgo, que ainda apontou: “O fim do fator previdenciário é uma delas porque uma pessoa trabalha 25 anos com insalubridade e ainda não recebe o valor integral”, disse o trabalhador se referindo ao fato de o fator previdenciário rebaixar as aposentadorias em até 40%.

[wppa type=”slide” album=”97″][/wppa]

Outra reivindicação importante é a retirada do PL 4330 da pauta do Congresso, que trata das terceirizações. “Na área da gente tem muito terceirizado. Eles poderiam estar registrado, com os mesmos direitos que nós”, reconheceu um companheiro da Corneta.

Também se mobilizaram metalúrgicos deempresas como Belgo, Mecano Fabril, Cinpal, Arim, Corneta, Budai, Osran, Multivisão, entre outras.

Nacional – Toda essas manifestações fazem parte do Dia Nacional de Mobilizações articulados pelas centrais sindicais, que se estendem por todo o dia de hoje. Foi a estratégia definida para pressionar o governo federal e o Congresso a aprovarem a pauta trabalhista, que foi apresentada a ambas as instâncias em 2010 e que, desde então, está sem respostas.