SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Sindicato inicia a 20ª edição da pesquisa sobre o trabalho de pessoas com deficiência no setor metalúrgico

Por Auris Sousa | 04 dez 2025

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região iniciou, nesta quinta-feira, 4, a nova edição da pesquisa junto às 75 maiores empresas do setor para avaliar a contratação de trabalhadores com deficiência e reabilitados em suas instalações. Pelo 20º ano consecutivo, o levantamento mostrará como está a ocupação desses profissionais nos diversos ramos da metalurgia, considerando matrizes, filiais e a distribuição por tipo de deficiência.

No ano passado, 54,4% das empresas cumpriram integralmente a legislação, e algumas foram além, o que levou o índice geral para 97,7% de cumprimento em relação ao potencial da Lei de Cotas no setor.

Para 2025, as expectativas são positivas. A tendência é que o Programa de Valorização da Inclusão pela Lei de Cotas no setor, realizado em parceria com a SRTE-SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo), contribua para resultados ainda mais consistentes.

“Com o Programa, esperamos que os resultados finais sejam ainda mais promissores”, afirma o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

Neste ano, o preenchimento da pesquisa ficou ainda mais simples para as empresas, que agora podem responder tanto por meio de formulário impresso quanto digital.

Leia também: 

Encontro do Espaço da Cidadania destaca avanços na inclusão e a importância da contratação de pessoas com deficiência

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #26