Sindicato divulga pesquisa sobre o cumprimento da Lei de Cotas nas metalúrgicas de Osasco e região

Por Auris Sousa | 15 mar 2023

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região divulga na próxima quarta-feira, 22, o índice de cumprimento da Lei de Cotas nas metalúrgicas de Osasco e região. O resultado é parte da 17ª edição da Pesquisa “Lei de Cotas: Trabalhadores com Deficiência no Setor Metalúrgicos de Osasco e Região”. A divulgação acontecerá a partir das 10h, na sede do Sindicato, na rua Erasmo Braga, 307, em Presidente Altino (Osasco).

Além do índice referente a dezembro de 2022, a pesquisa traz uma série histórica do cumprimento da Lei de Cotas nas metalúrgicas da região. Em 2021, o índice de contratações pelas metalúrgicas de Osasco e região atingiu a marca de 85,0%.

A Lei de Cotas (artigo 93 lei 8.213/91) estabelece percentuais mínimos de contratação de pessoas com deficiências, que devem ser atendidos por empresas com cem ou mais trabalhadores, variando de 2% a 5% do quadro. São justamente estas empresas que fazem parte do foco da pesquisa.

O levantamento é elaborado por meio de questionário enviado para as empresas, e é realizado em parceria com o Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência em São Paulo, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Inclusão Já!

No mesmo dia, o Espaço da Cidadania vai lançar o livro “Inclusão Já! 22 anos de iniciativas do Espaço da Cidadania e seus parceiros e parceiras pela inclusão das pessoas com deficiência no trabalho”. A publicação tem o objetivo de empoderar empresas, sindicatos, escolas, órgãos públicos e setores da sociedade que agem pela inclusão de pessoas com deficiência no trabalho. Como também de derrubar mitos e preconceito acerca da deficiência e trabalho, e demonstrar que a inclusão pode estar presente em todos os lugares.

Serviço:

Lançamento 17ª Pesquisa Lei de Cotas

Dia: 22 de março de 2023

Horário: das 10h00 às 11h30

Local: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região/Espaço da Cidadania

Endereço: Erasmo Braga, 307 – Presidente Altino – Osasco