Relatório do MTE sobre acidente da Multiteiner aponta série de irregularidades; Sindicato exige providências

Por Auris Sousa | 27 abr 2023

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região teve acesso ao Relatório de Inspeção do acidente de trabalho que há mais de sete meses matou nove pessoas e feriu outras 28 na Multiteiner, em Itapecerica da Serra. Elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o documento confirma que o local onde aconteceu o desabamento estava em desconformidade com o projeto e ainda aponta uma série de irregularidades praticada pela empresa.

Ao todo, a Multiteiner recebeu onze autos de infração. No que se refere ao desabamento, entre outros pontos, o relatório destaca o não atendimento à NR (Norma Regulamentadora) 08, que trata das edificações. Os auditores também encontraram irregularidades em contratos de trabalho, jornada de trabalho, intervalo para almoço, entre outros. A pratica ilegal de campanha eleitoral também é citada no documento.

Acidente de trabalho provocou a morte de nove trabalhadoras e trabalhadores

“O relatório confirma que houve omissão por parte da empresa, descaso com a vida dos trabalhadores e, inclusive, desrespeito com a legislação trabalhista. Nossa luta será pela correção e reparação para todas às vítimas”, destaca o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan.

Diante das irregularidades, o Sindicato vai cobrar que os órgãos competentes, como Ministério Público do Trabalho, a AGU (Advocacia-Geral da União), cada um nas suas atribuições, atuem em relação ao relatório do Ministério do Trabalho.