SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Programa mantém trajetória positiva de inclusão nas metalúrgicas da região

Por Auris Sousa | 08 dez 2025

O Programa Valorizando a Inclusão pela Lei de Cotas no Setor Metalúrgico de Osasco e Região foi encerrado em outubro, mas as contratações de pessoas com deficiência continuaram crescendo entre as 37 metalúrgicas monitoradas. Em novembro, o índice de inclusão chegou a 86,8%, mantendo a trajetória positiva observada desde o início da ação

Nesta segunda fase do Programa, que é uma realização do Sindicato com apoio da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), os avanços foram graduais: 76,8% em julho, 79,5% em agosto, 84,3% em setembro e 85,6% em outubro e 86,8% em novembro.

“Observa-se que, comparado com os meses dentro do Programa, o índice foi menor. O Programa prova que a conscientização e a vigilância precisam ser permanentes. Não há dúvidas disso”, avalia Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania. 

Para garantir que o direito ao trabalho das pessoas com deficiência seja respeitado, o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), defende a união de esforços e compromisso contínuo. “Precisa haver o comprometimento das empresas, do poder público, da sociedade e do movimento sindical para garantir que direitos sejam cumpridos e que oportunidades cheguem a todos e todas”, destaca.

Leia também: 

Pesquisa Vox Populi mostra que maioria dos trabalhadores valoriza sindicatos

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #25