SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Outubro Rosa: a lei e Convenção estão ao seu lado na prevenção e tratamento do câncer

Por Auris Sousa | 01 out 2025

O diagnóstico precoce é o maior aliado para a cura do câncer de mama. Por isso neste Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção, o Sindicato destaca: a Lei e Convenção Coletiva estão do seu lado.

De acordo com a Lei 13.767/2018, a trabalhadora e o trabalhador poderão deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário até três dias, em cada doze meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovada.

Também é importante destacar que a Convenção Coletiva da categoria também assegura o direito de se ausentar do trabalho para realizar exames e tratamentos. Em alguns setores, inclusive, como o de Autopeças, a Convenção garante:

“As empresas proporcionarão as suas trabalhadoras, desde que por elas formalmente pleiteado, a realização de exame preventivo gratuito do câncer, quando da realização do exame periódico anual”. Além disso, intensa Campanha Preventiva contra o câncer a que alude os termos desta cláusula, em ações conjuntas empresa a sindicato.

Casos – Segundo Inca (Instituto Nacional de Câncer), para cada ano do triênio de 2023 a 2025, são estimados 73.610 casos novos casos de câncer de mama no país, o que evidencia a urgência de ampliar os cuidados com a saúde da mulher.

“A prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas. Se você ainda não fez seus exames anuais de rotina, aproveite este mês de conscientização para priorizar sua saúde, e faça o seu”, incentiva a diretora do Sindicato Creusa de Oliveira.

Leia também: 

Na Promáquina, metalúrgicos e metalúrgicas conquistam PLR com aumento 10,63% e Banco de Horas

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #26