Jorge Nazareno

Temos motivos para acreditar na organização

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 13 nov 2019

Em tempos de retirada de direitos, que buscam o enfraquecimento da classe trabalhadora, os metalúrgicos do Estado de São Paulo conseguiram garantir, na mesa de negociação, aumento real, abono salarial, reajuste do piso salarial e a manutenção dos direitos previstos na Convenção Coletiva. É uma vitória e um forte exemplo de que temos motivos para acreditar na organização.

Não foi nada fácil chegar as propostas aprovada na assembleia de sexta-feira, 8. Houve várias idas e vindas em que os direitos da Convenção foram colocados em jogo. Sem falar, no reajuste dos salários e pisos. Mas a campanha ainda não acabou. Há grupos patronais em que as negociações ainda estão empacadas. A eles devemos responder com luta, com mais mobilização nas portas das fábricas.

Falar em direito, é sobretudo não ignorar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que na quinta-feira, 7, por seis votos a cinco, derrubou a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância. Isto porque o entendimento fortalece a Constituição e garante maior proteção ao cidadão. Não há racionalidade e muito menos uma nação se a Constituição não for respeitada.

No sábado, 9, em São Bernardo do Campo, a comemoração não se restringia a liberdade do companheiro Lula, mas sim o que ela representava. Na semana passada, o STF retomou a Constituição. A inocência até trânsito em julgado é inalienável na proposta constitucional. Intolerável era a tese seguida desde 2016 que só serve àqueles que desejam impor vontades e interesses.

Logo, defender a democracia, a Constituição, nada mais é que defender os nossos direitos. Tal como aqueles que reivindicamos nas portas das fábricas, em manifestações. Garantir o aumento e, principalmente, a renovação da Convenção Coletiva é ter a certeza que temos motivos de sobra para confiar na nossa organização em defesa dos nossos direitos. Para isto a participação no Sindicato, a contribuição pelo bem-estar da categoria devem ser fortalecidos todos os dias.