FIQUE SÓCIO!

Milton Cavalo
COMPARTILHAR

Pelo fim da violência contra o idoso

Por Milton Cavalo - 16 jul 2024

A violência contra o idoso é uma questão séria e preocupante no Brasil, refletindo desafios sociais e culturais que afetam a proteção e o bem-estar dessa parcela da população. Esta forma de violência pode ocorrer de várias maneiras e em diferentes contextos, sendo frequentemente subnotificada e subestimada.

Os números de denúncias de maus tratos contra as pessoas idosas cresceram nos primeiros meses deste ano na comparação com 2023. Entre os abusos mais comuns deste ano, estão: a negligência (17,51%), exposição de risco à saúde (14,68%), tortura psíquica (12,89%), maus tratos (12,20%) e violência patrimonial (5,72%). Os dados são da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.

É fundamental que todos os setores da sociedade se mobilizem para combater esse tipo de violência e assegurar que os idosos possam viver com dignidade e segurança. E o Sindnapi faz sua parte acolhendo essas pessoas, dando orientação jurídica e oferecendo opções de convívio, reduzindo a solidão e promovendo o bem-estar.

Mas o governo e a sociedade precisam criar uma rede de proteção para essa população, reforçando os serviços de assistência social, saúde e segurança para responder eficazmente aos casos de violência; cobrando a aplicação eficaz das leis de proteção aos idosos ainda é um desafio; realizando campanhas de conscientização para sensibilizar a população sobre os direitos dos idosos e formas de prevenir a violência; e a capacitação de profissionais para reconhecerem sinais de abuso e atuarem adequadamente.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #30