Jorge Nazareno

Espaço da Cidadania na luta, sempre!

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 04 fev 2020

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho está ameaçada por mais uma investida do governo Bolsonaro, junto a empresários nada comprometidos com a responsabilidade social. Com o projeto de lei 6159/19 enviado pelo governo ao Congresso, o objetivo é trocar o preenchimento de vagas geradas pela Lei de Cotas pelo pagamento de valores referentes às vagas não preenchidas. Mais uma forma deste governo mostrar que pouco se importa com os trabalhadores, dentre os quais as pessoas com deficiência lutam para estar.

O discurso de que não há pessoas com deficiência suficientes para ocupar as vagas geradas pela lei já não cola. São 31 milhões de pessoas com deficiência em idade de trabalhar. Destas, 2,8 milhões têm ensino superior completo, de acordo com o Censo demográfico de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dados como estes, que ajudam a combater a mentira e a desinformação são resultado do trabalho do Espaço da Cidadania, ação social coordenada pelo nosso diretor Carlos Aparício Clemente e que reúne uma rede de ativistas da luta pela inclusão.

É graças a esse trabalho que as metalúrgicas da região de Osasco se destacam no cenário nacional no cumprimento da Lei de Cotas, provando que os argumentos agora usados para fazer a lei ser aprovada não passam de preconceituosos e de mais um ataque a direitos.