Metalúrgicos reforçam mobilização por aumento real e direitos

Por Auris Sousa | 09 out 2024

A manhã desta quarta-feira, 9, começou agitada nas metalúrgicas de Cotia e Vargem Grande, com os metalúrgicos e metalúrgicas mobilizados para participar do mutirão de assembleias da Campanha Salarial. Entre eles, estão os que trabalham na Elubel, Altra, Konecranes, Neopro, Shunck e Sedes Elbac, entre outras.

“Os trabalhadores estão engajados nas lutas por aumento real de salário e ampliação de direitos na Convenção Coletiva de Trabalho. Sem luta não há conquista”, destaca o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região Alex da Foça.

A pressão nas fábricas é o principal instrumento dos trabalhadores e das trabalhadoras. “Ainda não há proposta, por isso devemos reforçar a nossa mobilização para que os patrões atendam a nossa reivindicação ”, explicou o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

Este é o segundo dia do mutirão, que começou na terça, 8, com pressão pelas fábricas de Barueri, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. A mobilização vai ganhar mais força nos próximos dias, já que o mutirão de assembleias vai se espalhar pelos demais municípios da base territorial do Sindicato, até que hajam propostas satisfatórias para a categoria, em relação ao aumento real e aos direitos.

Pauta – Além de reajuste salarial, com aumento real, a categoria reivindica, valorização do piso salarial (salário de entrada), renovação e ampliação das cláusulas da Convenção Coletiva.

Os metalúrgicos de Osasco e região lutam em unidade com outros 700 mil metalúrgicos do Estado de São Paulo, organizado pela Federação filiada à Força Sindical.