Máquinas da Arim e da Multivisão são interditadas após fiscalização

Por Auris Sousa | 12 maio 2023

As metalúrgicas Arim, em Santana de Parnaíba, e Multivisão, em Vargem Grande Paulista, tiveram máquinas interditadas nesta semana, durante fiscalização de auditores do Ministério do Trabalho e Emprego. As vistorias aconteceram a pedido do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, depois da ocorrência de acidente de trabalho grave nas duas empresas.

A fiscalização na Arim aconteceu na segunda-feira, 08. Já na Multivisão na quarta-feira, 10. Ambos aconteceram a mais de um mês da data do acidente. Para o Sindicato, a fiscalização e, principalmente, a interdição de máquinas mostra um novo momento no país.

“É uma mudança significativa no Ministério do Trabalho. O governo anterior dizia que não podia fiscalizar, muito menos aplicar punição para as empresas. Agora, presenciamos uma atuação que tende a evitar que novos acidentes aconteçam”, avalia o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

No entanto, o dirigente chama atenção para o não atendimento do Ministério para normas que garantem o acompanhamento do Sindicato no processo de vistoria. “A fiscalização trabalhista ainda ignora o acompanhamento sindical, apesar de previsto em Lei, norma internacional e pedido constante do Sindicato”, critica.

Acidentes

O acidente na Arim aconteceu em 17 de março, quando Creusa de Oliveira, diretora do Sindicato e trabalhadora da empresa, executava normalmente suas funções. Ela sofreu uma descarga elétrica e chegou até a perder a voz. Na Multivisão, o acidente aconteceu em 22 de março. Nele, um companheiro teve o antebraço ferido, levou sete pontos e continua afastado do trabalho.

“Aguardamos o relatório de fiscalização para acompanhar as demais providências tomadas pelo Ministério, e as adequações que as empresas terão que passar”, destaca a diretoria Creusa.