SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Mais de 546 mil trabalhadores foram afastados, em 2025, por saúde mental

Por Auris Sousa | 13 fev 2026

O Brasil voltou a bater recorde no número de afastamentos do trabalho por transtornos mentais, pela segunda vez em uma década. Dados do Ministério da Previdência Social, divulgado na reportagem do G1, revelam que, em 2025, mais de meio milhão de licenças foram concedidas por esse motivo, agravando uma crise de saúde mental já evidenciada em 2024.

[Arte: Rice]

Em 2025, os afastamentos por ansiedade e depressão cresceram 15% em relação ao ano anterior. Somados, estão entre a segunda maior causa de licenças, atrás apenas das doenças da coluna.

A inclusão da saúde mental na fiscalização da NR (Norma Regulamentadora) nº 1 chegou a avançar, mas foi adiada após pressão empresarial. Mas neste ano, a partir de maio, esta situação passará a ser fiscalizada em ambiente de trabalho.

“O Sindicato sempre atuou e cobrou a preservação da saúde mental da categoria, prova disso são os inúmeros eventos criados para, inclusive, orientar os trabalhadores sobre seus direitos. Além disso, entendemos que, além do assédio moral, a precarização do trabalho, jornadas excessivas e à instabilidade profissional também podem colaborar para o adoecimento mental”, destaca o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan. 

Leia também: 

Vem aí a 6ª Estação Mulher com discussão sobre política de cuidado; participe!

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #02