SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Encontro do Espaço da Cidadania destaca avanços na inclusão e a importância da contratação de pessoas com deficiência

Por Igor Souza | 27 nov 2025

“O trabalho não é só salário: é lugar social”, destacou Guirlanda Benevides, doutora em Desenvolvimento Econômico, que apresentou dados de sua tese de doutorado sobre a contratação de pessoas com deficiência no 18° Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 26, no auditório do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

18° Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão

O encontro teve como objetivo compartilhar informações e práticas de inclusão e contou com a participação de empresas, sindicatos, pessoas com deficiência, órgãos públicos e entidades especializadas.

A mediação foi conduzida por Roseli Behaker e José Carlos do Carmo (Kal). A abertura contou com a participação de Patrícia Pelatieri, diretora adjunta do DIEESE, e de Marcus Mello, superintendente Regional do Trabalho e Emprego de SP- SRTE/SP.

“A nossa cota não é exagerada. Se ela é difícil em um setor, muitas vezes é por falta de conhecimento, de tecnologia assistiva ou de estudo. Mas vivemos um momento importante em que a tecnologia vem se desenvolvendo e dando grandes saltos nos últimos anos”, destacou Marcus Alves de Mello.

O evento contou com diversas palestras. Guirlanda Benevides, além de apresentar um panorama sobre a contratação de pessoas com deficiência, falou sobre o direito ao trabalho da pessoa com deficiência no Brasil.

Guilherme Palmieri, técnico do DIEESE da Subseção Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, apresentou dados sobre a população com deficiência e com diagnóstico de autismo em São Paulo e o trabalho formal de pessoas com deficiência e reabilitadas em São Paulo.

Eduardo Halim, auditor fiscal do Trabalho e coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho da SRTE/SP, fez uma contextualização sobre a Lei de Cotas e sua fiscalização no estado. Ele destacou que, no Estado de São Paulo, há 14,6 mil empregadores sujeitos à lei, com um potencial de 291,8 mil vagas para pessoas com deficiência. Destas, 150,9 mil estão ocupadas 51,7%, enquanto 140,9 mil seguem abertas sem preenchimento.

Vanessa Salvate, assistente social do Programa de Reabilitação do INSS, apresentou como o programa contribui para o cumprimento da Lei de Cotas, mostrando que ao empregar pessoas reabilitadas, amplia-se o alcance da lei.

Marinalva Cruz, coordenadora de Diversidade, Equidade e Inclusão da Coca-Cola FEMSA Brasil, apresentou as iniciativas da empresa voltadas à inclusão de pessoas com deficiência no mundo inteiro. Atualmente a empresa contrata acima do exigido pela Lei.

Tamaly Amorim, gerente sênior de Diversidade, Inclusão e Atratividade do Assaí Atacadista, falou sobre as ações da rede para a inclusão de trabalhadores com deficiência e destacou que a empresa contrata com base na interseccionalidade, valorizando também pessoas com deficiência de diferentes gêneros, raças, classe social e orientação sexual. O Assaí também supera a exigência legal.

Monica Lupatin apresentou o funcionamento do ICOM, central de intermediação de conversas em Libras. O ICOM promove a comunicação em Libras para valorizar e facilitar o diálogo entre trabalhadores e trabalhadoras com deficiência auditiva, ampliando sua inclusão no mercado de trabalho.

Ao final do evento, Rafael Públio, da Santa Causa Boas Ideias & Projetos, apresentou o lançamento da publicação “Colocando o I no ASG: Inclusão de Pessoas com Deficiência como Vantagem Estratégica de Práticas de Sustentabilidade para Empresas e Pessoas Investidoras”, que reúne reflexões e diretrizes para ampliar a inclusão no ambiente corporativo. Ele destacou que a obra é uma tradução, realizada pela equipe da Santa Causa, do livro da OIT que demonstra como a inclusão de pessoas com deficiência representa uma vantagem estratégica tanto para a sustentabilidade das empresas quanto para pessoas investidoras.

Leia também:

PLR aprovada na Danfoss do Brasil e Danfoss Power Solutions

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #26