Centrais confirmam marcha em Brasília para o mês de março

Por Auris Sousa | 24 jan 2013

Em reunião realizada na quarta-feira, 23, representantes das centrais sindicais confirmaram que a marcha pela “Agenda da Classe Trabalhadora” acontecerá em 6 de março em Brasília. Nomeada de “Marcha das centrais pela cidadania, desenvolvimento social e valorização do trabalho”, o ato reunirá trabalhadores da Força Sindical, CUT, CTB, Nova Central, UGT e CGTB.

Segundo o vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, a marcha será uma ação forte do sindicalismo brasileiro e do movimento social. “[A marcha] vai mostrar a força do sindicalismo brasileiro e do movimento social, fazendo com que as reivindicações dos trabalhadores se tornem prioridade, tanto no Congresso como no gabinete da presidente Dilma”.

No encontro, também ficou decidido que será criado um documento político com a visão dos trabalhadores sobre as mudanças necessárias na economia e na legislação do país. Além disso, aprovaram as seguintes bandeiras para o ato do dia 6 de março:

– Fim do fator previdenciário

– Jornada de 40 horas semanais, sem redução de salário

– 10% do PIB para a educação

– 10% do PIB para a Saúde

– Regulamentação da Convenção 151 e aprovação da Convenção 158 da OIT

– Política nacional de valorização das aposentadorias

-Reforma agrária

– Mais desenvolvimento econômico