SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Avaliação do 18º Encontro, realizado no Dieese, traça caminhos para fortalecer a inclusão

Por Auris Sousa | 11 dez 2025

A reunião de avaliação do 18º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão que aconteceu nesta quinta-feira, 11, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco mostrou que o debate sobre inclusão vai muito além de medir resultados. Nele, os organizadores apontaram pontos positivos e aqueles que exigem aprimoramento para as próximas atividades, e destacaram desafios que exigem maior atenção para o próximo ano.

Sobre o 18º Encontro em si, realizado no Dieese, a maioria do público foi composto por mulheres (59%) e por representantes de empresas (33%). A maior parte dos inscritos veio da região de São Paulo (55%), e 11% eram pessoas com deficiência.

Os assuntos abordados durante o Encontro foram avaliados como um espaço de formação, o qual ampliou a compreensão sobre a inclusão e combateu mitos ainda presentes no mercado de trabalho. O destaque, no entanto, foi para o painel das empresas, quando representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil e do Assaí Atacadista compartilharam experiências na contratação de pessoas com deficiência.

Para os próximos eventos, os organizadores apontaram a necessidade de melhorar a acessibilidade, sugeriram, por exemplo, ajustes para garantir que todas as palestras e conteúdos sejam plenamente acessíveis a qualquer público.

Luta pela Inclusão

Durante a reunião, foram identificados desafios estruturais que precisam ser enfrentados para que a inclusão avance ainda mais. Entre os pontos levantados, estão: falhas e dificuldades de órgãos públicos no acompanhamento e incentivo às contratações; desinteresse de representações patronais no cumprimento da Lei de Cotas; e a urgência de aprofundar a pauta do trabalho decente, com atenção especial à qualidade das contratações e às oportunidades oferecidas dentro das empresas.

O grupo, então, encerra o ano com o compromisso em avançar ainda mais na articulação em defesa da inclusão e do trabalho decente para as pessoas com deficiência.

Leia também: 

Metalúrgicos e metalúrgicas da CBFA aprovam reajuste de 5,74%

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #26