EDIÇÃO # 13

Greve é direito fundamental

Por Mamuths | 28 jun 2018

A greve é um instrumento de pressão coletiva dos trabalhadores, que podem paralisar a produção para pressionar o patrão a conceder melhores condições de trabalho. No Brasil, a greve é regulamentada pela Lei 7.783/1989 e garantida pela Constituição Federal.

Em seu artigo 9º a Constituição assegura aos trabalhadores o direito de greve como meio de defender seus interesses. Por isso que a greve geral de sexta-feira, 28, foi considerada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) como legal.

Em nota, o Ministério enfatizou “a legitimidade dos interesses que se pretende defender por meio da anunciada Greve Geral como movimento justo e adequado de resistência dos trabalhadores às reformas trabalhista e previdenciária, em trâmite no Congresso Nacional, diante da ausência de consulta efetiva aos representantes dos trabalhadores (Convenção OIT n. 144)”.

Companheiro, se os trabalhadores da sua empresa aderiram a greve geral e tiveram o dia descontado, entre em contato com o Sindicato, para juntos construirmos uma luta em defesa de nossos direitos.

EDIÇÕES ANTERIORES

EDIÇÃO #Edição Nacional Lutas