Minidocumentário dá voz as vítimas da Multitener

Por Auris Sousa | 08 ago 2024

Impactante, o minidocumentário “Um Grito por Justiça”, sobre o acidente que matou nove pessoas e feriu outras 28 na Multiteiner, em 20 de setembro de 2022, foi lançado na quarta-feira, 7, na subsede de Taboão da Serra. Autoridades, entre elas, o prefeito de Itapecerica da Serra, Francisco Nakano, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, Marcus Alves de Mello, e o presidente da Fundacentro, José Cloves da Silva, estiveram presentes.

Ratinho: “A gente não vai se calar enquanto isso não estiver resolvido”

Em quase 13 minutos, o minidocumentário dá voz as vítimas e familiares das pessoas que morreram no acidente. Momentos da tragédia e a saudade deixada pelos que partiram são retratados por meio de depoimentos. A busca incessante do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região por justiça também está presente na narrativa.

“Estamos reunidos hoje para ouvir a voz de quem sofreu o acidente, para que a gente possa se indignar também. Vamos continuar cobrando todas as instituições para que cumpram o seu papel institucional que é de reparar as vítimas. Precisamos cobrar a empresa e todos os órgãos”, destacou o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

Assista ao documentário:

Quase dois anos de impunidade

Desde as primeiras horas da tragédia, em 20/09/2022, o Sindicato alertou o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho. E mês a mês tem produzido um alerta sobre o descaso de como as investigações avançam. Ao completar um ano do acidente, a entidade propôs ao presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, Ronaldo de Jesus Pires, o “Cepacol”, a realização de uma Audiência Pública e convocação dos familiares das vítimas, de responsáveis pela empresa e de dez instituições que têm interface com o caso, para trazer à luz o desfecho da tragédia à sociedade. Também fez uma carta aberta ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com a pergunta: “Nove vidas importam?”. Diante do silêncio lançamos este vídeo para que as vítimas, com suas próprias vozes, possam clamarem por justiça.

Metalúrgicos de Osasco e região, sobreviventes do acidente, familiares das vítimas fatais, dirigentes sindicais, sociedade civil, secretários municipais de Itapecerica da Serra, o presidente do Cissor (Conselho Intersindical Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região), José Elias de Gois e a Chefe da seção de segurança da Superintendência Regional doTrabalho, Silva Burghi acompanharam o lançamento.