Sindicatos alertam para acidentes de trabalho e precariedade na fiscalização

Por Auris Sousa | 03 maio 2023

SUPERINTENDENTE DO TRABALHO COMUNICA CONCURSOS PARA AUDITORES FISCAIS

Foi com a sede do Sindicato lotada, que na sexta-feira, 28, os sindicatos da região chamaram atenção para os números de acidentes e doenças do trabalho registrados na região. Em cinco anos (2016 a 2021), 45.154 acidentes aconteceram e 1.505 pessoas adoeceram em decorrência do trabalho. No período, foram registradas 176 mortes.

Os números são da Previdência Social e consideram apenas os casos em que ocorreram a emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Os dados referentes ao ano de 2021 são preliminares, ou seja, além da subnotificação, da não emissão de CAT, o número pode ser ainda maior.

Os dados foram apresentados durante Ato em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, realizado na sede do Sindicato e organizado pelo Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco). Eles também estão reunidos num documento, que também cobra a contratação urgente de mais auditores fiscais do trabalho.O documento é assinado pelos sindicatos de Osasco e região e destinado ao Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz marinho, representado no Ato pelo Superintendente Regional do Trabalho em São Paulo, Marcus Alves de Mello.

“Na minha posse, que aconteceu na segunda-feira [24], o Chico Macena [secretário- executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva] anunciou concurso público para fiscal, possivelmente também para a área administrativa”, informou Mello, que pediu apoio político para que uma quantidade considerável de auditores seja destinada para o Estado de São Paulo.

O ato também contou com a presença da Gerente Regional do Trabalho e Emprego em Osasco, Deise Canhisares Gomes, e do Presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho. Ambos se colocaram à disposição dos sindicatos para a reconstrução das ações e retomada do diálogo em prol dos trabalhadores.