Sindicato garante manutenção de emprego e renda dos companheiros da Cinpal

Por Auris Sousa | 05 maio 2020

A atuação do Sindicato alcançou uma importante vitória na metalúrgica Cinpal: a manutenção do emprego e renda dos companheiros. A fábrica pretendia recorrer a demissão como resposta a queda na produção, intensificada pela pandemia do novo coronavírus.

Emprego e renda garantidos na Cinpal

A confiança dos trabalhadores na entidade foi fundamental para manter garantir os postos de trabalho. “Quando uma empresa de grande porte quer demitir boa parte de seus funcionários, na situação que anda o nosso país e o mundo, o Sindicato vai lá, convence, briga e luta contra esta demissão em massa. Quero agradecer a diretoria por mais essa intervenção”, comemora um companheiro da Cinpal.

Mais trabalhadores beneficiados

A luta para preservar os empregos na categoria é diária e tem beneficiado diversos trabalhadores da base. Nesta terça-feira, 5, foi a vez dos companheiros da Croni conquistar a manutenção da renda. Em assembleia, em frente à fábrica, eles aprovaram proposta negociada entre e empresa e Sindicato.

Acordo na Croni também preserva empregos e rendas

Para evitar prejuízos aos trabalhadores, o Sindicato tem orientado os companheiros a exigir a participação de um dos diretores da entidade no processo de negociação. Além disso, orienta dos trabalhadores a denunciar quaisquer irregularidades dentro da fábrica, inclusive sobre adoções de medidas para combater a contaminação pelo covid-19 dentro das fábricas.

O Sindicato também tem cobrado das fábricas a adoção das recomendações feitas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde, tais como: disponibilizar máscara, sabonete, álcool em gel, higienização diária do local de trabalho e dos meios de transportes, quando há transporte fretado pela empresa.