Sindicato 61 anos: Uma história de trabalho e luta pelo futuro

Por Auris Sousa | 23 jul 2024

Em 23 de julho de 1963, pouco tempo depois da emancipação de Osasco – até então bairro de São Paulo -, os metalúrgicos da cidade também se tornaram independentes, deixando de ser uma subsede do sindicato paulistano. E passou a trilhar uma longa jornada de luta, reconstrução, resistência e conquistas.

Em menos de um ano de fundação, sofremos uma intervenção militar, vimos a democracia ruir e auxiliamos no seu processo de reconstrução, reconquistamos a independência, marchamos em protesto por direitos e vivemos muitos outros desafios.

Ao mesmo tempo, a nossa atuação contribuiu com a criação de grandes projetos e lutas: como fundação do PT, realização da Semsat (Semana de Saúde do Trabalhador), fundação da Força Sindical, criação do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho).

Para dentro do Sindicato, criamos os Ciclos de Debate, Cooperativa de Crédito Sicoob Credmetal, Espaço da Cidadania, Coletivo de Mulheres Sindmetal — e outros que foram importantes na época, mas extintos com o tempo, como o Centro de Solidariedade ao Trabalhador.

Ultrapassamos nossa 6ª década ainda mais fortes do que no início, com atuação ativa dentro e fora das fábricas por uma sociedade mais justa. Juntos, vamos manter essa luta ainda mais forte por muitos mais anos.