Saúde, democracia e defesa do SUS são destaques da 16ª Conferência Nacional da Saúde

Por Auris Sousa | 08 ago 2019

Banimento do Amianto foi um dos temas abordados na Conferência Nacional da Saúde

O Sindicato participou na terça-feira, 6, de oficina sobre o banimento do amianto que aconteceu em Brasília durante a 16º CNS (Conferência Nacional da Saúde), entre os dias 4 e 7 de agosto. Saúde, democracia e a defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) foram os principais destaques desta edição.

Os diretores Carlos Aparício Clemente, Marcel Simões e Francieldo de Aquino representaram o Sindicato na oficina que abordou questões centrais na luta pela saúde dos expostos e a garantia do banimento do amianto no Brasil. Durante a Conferência, foi aprovada a Moção que reafirma e reforça a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) pelo banimento do Amianto, e pede a revogação da Lei aprovada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que autoriza a exploração da fibra crisotila para fins de exportação para países Asiáticos e outros países pobres.

A Democracia e Saúde foram os temas centrais dos debates, que também abordaram a conjuntura atual do país, a qual, conforme os debatedores, impõe uma série de desafios para a manutenção dos direitos sociais da população e da própria democracia. As formas de redução de adoecimento devido às más condições de trabalho, que foram agravadas com a aprovação da reforma Trabalhista, também fizeram parte dos debates.

O relatório final do evento vai gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Sindicato participou das discussões sobre o banimento do amianto

Saiba mais sobre a Conferência aqui