FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Saiba como se prevenir das fumaças das queimadas

Por Bianca Silva | 13 set 2024

O calorão dos últimos dias somado ao aumento das queimadas têm judiado dos brasileiros. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais) 60% do Brasil está coberto por fumaça, afetando cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados. Sabendo disso, o Ministério da Saúde passa orientações importantes, para amenizar os prejuízos da fumaça. 

Entre elas, estão: o aumento do consumo de água, evitar atividades ao ar livre e o uso de máscaras N95, evitar ficar próximo dos focos de queimadas.

As empresas e os órgãos do serviço público também devem adotar alguns cuidados para proteger a integridade e saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras: garantir a ventilação e a climatização dos ambientes de trabalho; fornecer água potável; fornecer EPI’s adequados aos trabalhadores que precisam estar em ambientes quentes.

Poluição em São Paulo                                                                     Imagem: Agência Brasil

Dobrar os cuidados são necessários porque, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o chamado “clima deserto”, que afeta especialmente as grandes cidades, gera partículas finas que ao serem inaladas atingem o sistema respiratório, podendo provocar doenças pulmonares e cardíacas.

Atenção – Em caso de náuseas, vômitos, febre, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen, buscar atendimento médico.

Se o calorão estiver insuportável no local em que você trabalha, denuncie ao Sindicato. Vale destacar que, de acordo com a Convenção Coletiva, a empresa deve fornecer água potável e fresca suficiente para todos e todas.

Queimadas no Rio de Janeiro                                                             Imagem: Agência Brasil

 

Leia também:

Ex-trabalhadores da Osram podem ter aposentadoria antecipada

 

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #22