Professores e funcionários de Etecs e Fatecs estão em greve

Por Auris Sousa | 08 ago 2023

Por aumento salarial, pagamento de bônus e plano de carreira, os Professores e funcionários das Etec (Escolas Técnicas) e Fatec (Faculdades de Tecnologia) do Centro Paula Souza iniciaram greve nesta terça-feira, 8. Na região, a Fatec Barueri aderiu à paralisação, segundo o Sinteps (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza).

Para marcar o início da greve, às 14h desta terça, a categoria fará um ato no campus da FATEC/SP (Av. Tiradentes, 615). De lá, sairá uma passeata pela Av. Tiradentes, rumo à administração central do Centro Paula Souza.

Greve tem quatro eixos: reajuste, bônus, carreira e defesa das escolas do Centro [Foto: Divulgação]

“Temos perdas salariais acumuladas há anos. Enquanto a inflação avança mês a mês, nossos salários seguem congelados e perdendo poder de compra. Queremos que a Superintendência do Centro Paula Souza e o governo Tarcísio  de Freitas negociem com nossa entidade sindical, o Sinteps, a reposição destas perdas”, destaca o Sinteps, em nota.

A entidade ainda destaque que “assim como a Assembleia Legislativa (Alesp) aprovou um reajuste de 50% nos salários do governador e de seus secretários, e também um reajuste ao pessoal da segurança pública, é preciso que se faça justiça com os trabalhadores das ETECs e FATECs, que se dedicam para manter a instituição entre as referências de qualidade na educação pública”.

Defesa das unidadesA categoria também quer dar visibilidade à luta contra a decisão do governo Tarcísio de “ceder” as instalações do prédio de SP a uma universidade privada.