Fausto Augusto Júnior

Indústria para melhorar o país

Por Fausto Augusto Júnior - Diretor técnico do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos 12 set 2023

TAGS

O governo federal vai injetar R$ 106,16 bilhões no setor industrial, nos próximos quatro anos, para desenvolver segmentos que contribuam para melhorar a vida da população. Também foi reativado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, com a participação de representantes dos trabalhadores e empresas. As duas iniciativas são muito importantes e conversam com as demandas do movimento sindical, que construiu o Plano Indústria 10, com propostas para fortalecer o setor industrial no país.

A indústria é o segmento que mais tem potencial para impulsionar o crescimento econômico e concentra a maior parte dos empregos formais, mas, infelizmente, veio perdendo participação na economia, o que tem prejudicado o desenvolvimento nacional.

A retomada da indústria, como parte de um projeto de desenvolvimento econômico e social que melhore a vida dos brasileiros, gere empregos de qualidade, reduza desigualdades e pobreza, inove e desenvolva tecnologias e seja ambientalmente responsável, deve ser uma luta de todos.

É papel do governo estimular, organizar e apoiar o processo de construção de uma política industrial consistente, ordenando demandas e disponibilizando recursos para financiar projetos que interessam a todos. O programa, no entanto, só sairá do papel com muita mobilização e participação dos trabalhadores nos debates que virão.