SEJA SÓCIO!

Gilberto Almazan
COMPARTILHAR

Democracia se constrói todos os dias

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 24 mar 2026

O golpe militar está prestes a completar 62 anos, não temos nada a comemorar. Pelo contrário. A ditadura civil militar mergulhou o país em um período de repressão, censura e retirada de direitos. Para a classe trabalhadora, foram anos de perseguições e ataques.  Ainda assim, foi nesse cenário que os sindicatos mostraram sua força e resistência.

Naquele período, o Sindicato sofreu duas intervenções militares. Mas isso não nos impediu de lutar. É preciso lembrar deste período, para que ele nunca mais aconteça. Todos precisam compreender que, infelizmente, a democracia não é intocável. Por isso, ela precisa ser construída e defendida diariamente.

Prova disso está em tempos mais recentes. No último governo, assistimos ao desmonte de estruturas fundamentais para a proteção dos trabalhadores, como o próprio Ministério do Trabalho, que foi extinto. Direitos foram fragilizados, o diálogo social enfraquecido e políticas públicas importantes ficaram paralisadas.

A reconstrução começou, como a retomada do Ministério do Trabalho no atual governo, mas os efeitos de anos de retrocesso não se revertem de um dia para o outro. Só agora, ao final do mandato, começamos a perceber avanços.  Um exemplo é o crescimento da inclusão de pessoas com deficiência nas metalúrgicas de Osasco e região, que neste ano superou, pelo segundo ano desde 2006, a Lei de Cotas. Isso é resultado da fiscalização e organização sindical.

Por isso, é fundamental que cada trabalhador e trabalhadora esteja atento. As eleições têm impacto direto na nossa vida, no nosso emprego, nos nossos direitos.  Votar com consciência é escolher representantes que, de fato, defendam os interesses da classe trabalhadora e a manutenção da democracia.

Democracia se constrói todos os dias. Cabe a nós garantir isso.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #05